sábado, 11 de abril de 2015

Escritora leva a obra para o GLOC, em Águas da Prata|SP

Em 1º de março de 2015, no GLOC  - Espaço Global de Cultura, no Café com Arte, a escritora Lucelena Maia falou do Processo Criativo e Construção Narrativa de suas obras. Veja trechos da apresentação e fotos.
Fotos: Davis Carvalho

Disse a autora:
"Inspirado é aquele que tem o tema pronto para ser trabalhado"
Com o tema virão as pesquisas e inevitavelmente o escritor dispendera horas, dias, meses e, às vezes, anos de sua vida em pesquisas. 
Escrever é um trabalho minucioso, lento e solitário.
O Processo criativo requer ATENÇÂO (concentrar-se no tema); FUGA (escape do pensamento convencional, derrubando as paredes que limitam a imaginação) e MOVIMENTO (dar vazão a imaginação, sem perder de vista os propósitos). Por isso, quem se ache com vontade de escrever, deve ser também seu próprio crítico. 
Aperfeiçoar-se é a palavra chave.
Para quem pretenda escrever, mais do que uma pessoa inspirada – e olha que sem inspiração não se vai a lugar algum com as palavras – é preciso incansável busca pelo aprimoramento pessoal para chegar ao resultado pretendido, só assim o escritor poderá emprestar ao leitor o  conhecimento adquirido.
Diz a tradição literária: a leitura deve causar deleite, elevação espiritual e ampliação dos conhecimentos, mesmo que a leitura seja de puro passatempo. 
Livro é um mundo aberto com proposições imutáveis. 
O resultado de uma obra dá-se pela "Vocação", que é o ponto de partida indispensável para falar do que anima ou angustia o autor. Vocação é a mais livre expressão da vontade de quem escreve ao impor nesta escrita o seu estilo.
Os romances são feitos de palavras, maneira como o autor escolhe e ordena sua linguagem como fator decisivo para que sua história tenha poder de persuasão.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário