sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O Lugar e o Tempo no almoço com os imigrantes austríacos


Segunda-feira, 13 de outubro de 2014, exatamente 81 anos depois da chegada dos imigrantes em Sede São Bento, batizada por Andreas Thaler de Dreizehnlinden que, na tradução livre viria se chamar "Treze Tílias", eu estou na cidade com um livro nas mãos; meu livro, o livro dos imigrantes.

No livro a personagem Anna relata a chegada...


..."Nos casebres de antigos colonos, há tempos abandonados por eles, fizemos nosso alojamento provisório e nos acomodamos naquela noite. Houve silêncio e olhares cansados percorrendo os cômodos. Cada um de nós buscou encostar-se onde foi possível. O corpo pedia o conforto de uma cama. Qualquer situação imaginada antes do embarque não incluiria dormir em cima de malas ou sacos de palha, ou recostados uns aos outros. Não lamentamos. Em algum momento, o cansaço, maior que o desconforto, nos fez dormir"...

Eu participei do almoço dos imigrantes, no Salão Paroquial, nesse dia 13 de outubro de 2014. Encontrei no salão 32 imigrantes que chegaram crianças ou jovenzinhos, em vapores vindos de 1933 a 1938. Suas idades variam hoje de 82 a 96 anos. Foi emocionante entregar-lhes meu livro e dizer-lhes que dentro daquelas páginas está a história de vida deles, romanceada, para que ao lerem as pessoas possam resgatar não só a história mas também o sentimento daqueles que a viveram.

Eles me sorriram e prometeram deixarem-me saber se aprovam o que escrevi.

imigrantes austríacos

imigrantes austríacos

Castelinho

Portal de entrada na cidade

Prédio da Prefeitura

Ateliê da escultora Susy Thaler

Cristo esculpido por Gotfredo Thaler ( em frente sua casa)

Chegada na cidade ( por Joaçaba)




Nenhum comentário:

Postar um comentário